11 janeiro 2011

...

Hoje estive numa accao de formacao e houve tanta coisa que retive, que penso que mais que uma formacao de trabalho, assisti a uma formacao de auto-ajuda face à mudanca.
Uns dos exercícios permitiu-me perceber o quanto emitimos juizos de valor, o quanto nao conseguimos simplesmente escutar e só depois emitir uma opiniao. 2 minutos apenas a escutar a pessoa do lado, sobre um qualquer assunto, e quantas foram as vezes que quis interromper para concordar, para perguntar e para opinar. Ainda nem ela tinha acabado de falar e já ia eu criticar isto e aquilo. A verdade é que na maioria das vezes nao escutamos, ouvimos. A diferenca é que o 1o retem informacao e o 2o nao. Mas a verdade é que muitas vezes também percebemos que somos permanentemente o ouvinte e demasiadas poucas sao as vezes em que temos alguem a escutar-nos... Porque estarmos com alguem que só diz: "Eu, eu, eu..." parece que temos um Ronaldo ao nosso lado!


E por fim uma frase que também ficou e esta deixo as consideracoes para cada um:
"Qualquer um pode zangar-se - isso é facil . Mas zangar-se com a pessoa certa,no momento certo, pela razão certa e da maneira certa - isso não é facil." Aristóteles

Sem comentários: