29 agosto 2008

devaneios de uma insónia

mais uma noite de insónias. dizem que acontece quando algo nos preocupa, logo tira-nos o sono. talvez. ou talvez porque ando com os fusos horários trocados e sou como o morcego... De manhã está-se bem é na caminha, já diz o outro!
nos minutos, que pareciam horas, em que tentei adormecer, me forcei a fazê-lo, um turbilhão de imagens surgiu na minha cabeça. sim porque ela não pára e nesses momentos parece que está em extâse!
de repente recordei pessoas, amigos, que já não vejo há anos e que não sei o que é feito deles. recordo momentos de felicidade... prevejo o que poderá acontecer numa ou outra situação... recordo o momento mais doloroso de sempre. aquele que, não esquecendo nunca, está adormecido... por opção. aquele em que me deixaste. nos deixaste. quando Deus te aliviou o teu sofrimento e te levou a conhecer a Paz. é nisso que eu acredito. e por isso foi um momento de sentimentos opostos. o alívio, por saber que o teu e o nosso sofrimento tinha acabado - ou para nós iria começar? a tristeza, por terem arrancado uma parte de mim. a desorientação, porque a partir desse dia tudo seria diferente. a apatia, porque apesar de conformada, não fazia sentido. os porquês ecoavam cada vez mais. foram desaparecendo com o tempo, porque nunca houve resposta...
quase dois anos depois admito... adquire-se uma força sobre-humana que ajuda a seguir em frente. mas que faz com que estes momentos de fraqueza existam, onde as defesas criadas caem por terra... porque há pessoas que têm esse efeito.
agradeço a todos e cada um de vós que esteve lá. a quem ainda hoje atura a minhas mudanças de humor - principalmente a família, que é sempre a 1ª a levar por tabela!
aqueles que diariamente lidam comigo e sabem que por vezes um "Está tudo bem?" faz desabar o que está cá dentro. aqueles amigos que apesar de ver uma ou duas vezes por ano, são os que me vão acompanhar para o resto da vida. e aqueles que sempre me acompanharam, fazem parte do núcleo duro, estejam em Guimarães, Coimbra, Guarda, Covilhã ou mesmo em Lisboa, esses que apesar de tudo não hesitaram em estar lá. um momento pode mudar muita coisa. e apesar do sofrimento causado aquele momento ensinou-me a valorizar a expressão, tão levianamente usada, carpe diem. a vida é feita de momentos. únicos e irrepetíveis. que aqueles que sejam mais recordados sejam os que nos fizeram feliz...
se sou feliz? não. se estou feliz? também não. mas também não acredito que se esteja totalmente...

4 comentários:

lalanjinha disse...

Posso enquadrar-me nos que te "aturam" todos os dias, pois para mim é um prazer puder disfrutar da tua companhia todos os dias ou neste caso quase todos os dias.... lololol. Mas da minha parte posso dizer-te que cá estarei para o que der e vier com todo o gosto... Agora vamos lá levantar o astral que eu não gosto de te ver assim... gosto mais quanto te estas a rir ou mesmo a sorrir !!!!! beijocas

Ivo Alonso disse...

Adorei esta postagem, pois é uma daquelas que vêm mesmo lá do fundo, e causa algo mais que um entender... causa arrepios.
Ainda hoje me recorda o exacto momento, sítio e dia onde recebi uma mensagem tua(na altura já estavas na alemanha)em que me destes aquela notícia que era de facto um misto de sentimentos, e por incrível que pareça, cada vez que vou aos cunqueiros e passo perto de uma terra chamada envendos,ali num pedaço de estrada deserta,me lembra o facto de ter recebido a tal sms onde parei o carro no meio do nada e fiquei a olhar para o telemovel sem saber o que dizer...
A vida é tudo isso e muito mais coisas,feita de momentos com todo o tipo de condimentos, uns doces e outros mais amargos, mas há de facto que aproveitar estes bocadinho que andamos por aqui a passear, pois por detrás da curva onde o olhar não alcança, não sei o que lá vêm!
As tuas mudanças de humor, só custaram mais nos primeiros anos, mas umas vez compreendidas, das duas uma, ou já não se é teu amigo, ou então aprendemos a conviver com isso e ganhamos uma amiga para a vida, que nos bons e maus momentos embora lá com as suas "fases" estará lá para tudo.
Eu orgulho-me de ser um dos poucos que já passou para lá dessa fase, e hoje em dia sou teu amigo, porque já passei para o outro lado, e quando vejo que estás numa fase menos boa... deixo-te acalmar e volto a tentar a minha sorte depois para te dar um olá... pois isso passa-te(loooool).
Já se arrasta há algum tempo esta amizade e é sempre nice trocar um "whatever" com esta doidivanas, que apesar de tudo é daquelas pessoas(com 50 mil defeitos)que posso dizer...Uma Amiga sem dúvida!
Não sou isento de defeitos, e digo isto porque se eu já aturei muita coisa... bem ela então... tadinha!
Mas amigos são para isso mesmo.
No bem e no mal, sabes bem que nunca irás caminhar sozinha... e prontos! beijinhos gaija!
A vida consiste na busca desses momentos de felicidade.... Mexe-te!

Margarida disse...

(oh minha querida... este teu post, arrepiante, é um autêntico murro no estômago... estou sem palavras e com os olhos rasos de água...)

abraço forte*

Marlene G. disse...

lalanjinha thank you! muitas vezes é por TI que ainda me aguento por lá! basta fazeres-me sorrir... só por isso o dia já valeu a pena!

Ivo 50 mil defeitos?? SÓ? esperava prai o dobro! afinal eu é q era a gaja complicada, com mil e uma mudanças de humor numa só hora! aquela que mesmo assim quiseste conhecer melhor e agora aqui me tens! Não te largo! WHATEVER guapo vou mexer-me... lol

Amiga acho que já estava a algum tempo para passar para palavras os nós que tinha cá dentro. como tu bem sabes ajuda e muito! :)